3.11.09

Pocket Beat*


Clássicos da literatura beat voltam ao mercado em coleção de bolso


Amantes da literatura beat tem, além do preço acessível, mais quatro bons motivos para celebrar a coleção Pocket, da L&PM. O segundo deles é a reedição de um clássico: lançado em 1956, Uivo e outros poemas de Allen Ginsberg rendeu, no ano seguinte, à seu editor, o poeta Lawerence Ferlinghetti, um processo criminal por pornografia e a tentativa de censura por obscenidade. Livre das suspeições jurídicas, o livro vendeu milhões de exemplares e projetou Ginsberg, ao lado de Jack Kerouac e seu romance de estréia On The Road, como os principais expoentes do movimento beat. A edição tem tradução do poeta Claudio Willer e inclui Kaddish o mais extenso poema da obra de Ginsberg, onde ele inventaria memórias de sua infância e juventude e exorciza o turbilhão afetivo do convívio com a loucura de sua mãe, Naomi.

Uivo foi dedicado a Carl Solomon, poeta urbano obcecado por dadaísmo, Antonin Artaud e partidário da mesma vida desregrada levada pelos beats. Ambos se conheceram no Instituto Psiquiátrico da Universidade de Columbia, onde Ginsberg fora internado, evitando transitar do ambiente acadêmico para a prisão, após ser flagrado em um carro roubado, em companhia de Herbert Hunckle, traficante e pai da expressão beat, que também povoou as páginas de Uivo e Junkie de William S. Burroughs. A obra de Solomon, composta por Perhaps e More Mishaps, editados entre 1966 e 1968, foi reunida em De Repente, Acidentes pela primeira vez, em 1985, pela L&PM e também ganha nova edição.

Publicado em 1971 pela City Lights, a emblemática editora de Ferlinghetti, O Primeiro Terço é uma reunião de manuscritos autobiográficos da infância passada entre vagabundos, pequenos delitos e reformatórios de Neal Cassady, protagonista de três romances de Jack Kerouac (On the Road, Visions of Cody e Book of Dreams), encontrado morto, em 1968, por overdose, sob os trilhos de uma ferrovia do México. Cassady também está em O Livro dos Sonhos de Kerouac, novamente, dando vida a Cody Pomeroy.

*Originalmente publicada na revista Cenário, edição 20 (1999).

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